Seguidores

MINHAS PLANTINHAS

as plantas do meu jardim  precisam de pouca água, pois a maioria são suculentas vou falar um pouquinho dessas plantinhas que  adoro cultivar.
Pra quem não sabe suculenta é qualquer planta capaz de armazenar água, seja nos troncos, raízes ou folhas, Assim como os cactos, as agaves, são todas suculentas, embora chamemos só as de folhas gordinhas por esse nome.

A capacidade de armazenar água e a grande resistência faz com que elas exijam pouquíssima manutenção. Geralmente basta um substrato bem drenado, no mínimo 4 horas diárias de sol(quando tomam pouco sol, as folhas crescem mais espaçadas) e um bom regime de regas.



Para tê-las em casa por um bom tempo, basta seguir estas dicas:

Sua suculenta pode ser plantada tanto no vaso plástico como no de cerâmica, mas o plástico vai exigir um número menor de regas, pois ele não absorve a água como o de cerâmica, e permanece mais tempo molhado. Faça uma camada de drenagem, como expliquei.

Use um substrato bem drenado, esse aqui é o que eu mais utilizo com as minhas em casa:

1 parte de terra vegetal

1 parte de terra comum

2 partes de areia de construção grossa

Depois de plantar,regue e cubra o substrato com pedrinhas brancas, são um charme! 
As regas devem ser cuidadosas, uma vez por semana no verão, de maneira abundante, e uma vez a cada quinze dias no inverno. Não use pulverizadores para não formar um ambiente úmido em torno das plantas. Essa é só uma sugestão – você descobre a medida – se perceber que suas plantas estão murchando, aumente gradativamente a quantidade de água. Se elas ficarem encharcadas, vão apodrecer de baixo para cima e aí sua plantinha já era...

Não adube excessivamente seus vasos. O excesso de adubo faz com que as plantas cresçam exageradamente e fiquem muito suculentas. A planta fica estiolada (comprida e magrinha) e com as portas abertas para o aparecimento de doenças. Use 1 colher de café rasinha de NPK 10-10-10 a cada mês nos vasinhos e elas se manterão bonitas. Use só a farinha de osso (1 colher de chá/vaso) uns 2 meses antes da floração, que ocorre na primavera.

A maioria das suculentas gosta muito de sol, Para quem gosta de plantas e não tem muito tempo disponível para cuidar delas as suculentas são a ideais pois não requerem muito cuidado.  

























Uma de minhas paixões é cuidar destas plantinhas





























4 comentários:

maria disse...

Parabéns Silvia, suas plantas são lindas e muito bem cuidadas e organizadas
Eu também adoro suculentas
Abraços

As Coisas de nicinha disse...

Parabéns o que vc tem é sonho de qualquer mulher...a que goste de planta e mato é lógico! lindo lugar para inspiração...SIMPLISMENTE, AMEI!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Nanda disse...

Lindas as suas plantinhas!!!